Satisfação aspira! Bem vindo aos Tutoriais da Marrs.

Hoje você vai aprender sobre as TUPLAS no Python.

Tupla é uma das 3 formas de ARRAY (ou matriz) dentro do Python. 

O importante da tupla é saber que uma vez que você definiu os valores dentro dela, já era! Você não poderá alterar o que tem lá dentro. Mas se eu precisar… você deveria ter escolhido usar uma lista ou um dicionário.

A tupla vai ser definida por (, ,...) usando parênteses  e você deve declarar uma variável para receber os valores.

Então vamos criar criar um exemplo, mas como sempre:

  • Não copie e cole, escreva o código
  • Não se limite ao exemplo, experimente
  • Tente entender o que está acontecendo

Vamos criar um menu simples com um easter egg utilizando tuplas 

Você vai precisar saber sobre if e for para não ficar perdido ok!

BORA!

#Tuplas variáveis do tipo array com valores diferentes.

#3 tipos tuplas, listas e dicionário -> TUPLAS

#Tuplas são imutáveis, uma vez definido não pode mudar o valor de casa posições

#Em uma tupla você deve definir seus valore e eles não poderão ser mudados, então se você quiser trocar

#Fácil para NOOB, não tem como, seria necessário trocar tudo.

level=('Fácil', 'Normal', 'Difícil') #Então uma tupla com 3 itens que estão nas posições de index 0, 1 , 2

indi=0 #uma variável qualquer para fazer um contador.

for l in level: #LOOP em que 'l' receberá o 'valor' de level em cada iteração.

   indi+=1 #aquele contador iniciado em 0 somando de 1 em 1

   print('[',indi,']', l) #[1] Fácil -> será  resultado da primeira iteração

opt = int(input("Escolha a dificuldade: ")) #opt recebendo um inteiro.

 

#Perceba, você consegue percorrer o array (matriz) pela posição: level[0], level[1], level[2], mas não tem como você trocar o valor

 

if(opt==1):

   print("Você escolheu:", level[0], "NOOB!")

elif(opt==2):

   print("Você escolheu:", level[1], "Treine Mais!")

elif(opt==3):

   print("Você escolheu:", level[2], "Você é FERA!")

elif(opt==999):

    indi = 0 #zerando o contador, pois vamos reiniciar o seletor.

    print("Então você sabe :/.... \nEscolha novamente:")

    extraLevel=("Ultra", "Level GOD") # definindo uma nova tupla com posição 0 e 1 (2 valores)

    nLevel = level+extraLevel # agora se você soma 2 tuplas o que acontece é uma 'CONCATENAÇÃO', e os índices serão refeitos

    #nlevel recebeu 3 índices + 2 índices gerando 0,1,2,3,4 com seus valores na sequência

    for l in nLevel: #aninhando um loop em uma condição.

       indi+=1

       print('[',indi,']', l)

       #nada de novo até aqui ;)

    opt = int(input("Escolha a dificuldade: "))

    if(opt==1):

       print("Você escolheu:", nLevel[0], "NOOB!")

    elif(opt==2):

       print("Você escolheu:", nLevel[1], "Treine Mais!")

    elif(opt==3):

       print("Você escolheu:", nLevel[2], "Você é FERA!")

    elif(opt==4):

       print("Você escolheu:", nLevel[3], "Vamos ver do que você é feito!")

    elif(opt==5):

       print("Você escolheu:", nLevel[4], "IMPOSSÌVEL!")

    else:           

       print("Difícil escolher entre 1 2 e 3? \nTente de novo mais tarde");      

    #Você poderia fazer algo como level = level+ extraLevel semp problemas, mas se tudo estivesse em um loop while, no retorno 'level' já não estaria com os valores iniciais.

else:           

    print("Difícil escolher entre 1 2 e 3? \nTente de novo mais tarde");

   

   #Use tuplas para arrays que você precisa manter constante!  

Conseguiu fazer? Com o conhecimento de tuplas e da função random, você pode criar um jogo no qual o CPU escolhe um (ou vários) elemento de uma tupla e você tem que acertar u x percetula das escolhas. 
Insira os graus de dificuldade dentro dos menus e brinque com seus colegas.
Que tal o desafio?

Quer aprender como fazer? Deixe nos comentários.

Até a próxima.