Satisfação aspira! Bem vindo aos Tutoriais da Marrs.
Hoje você vai aprender sobre as TUPLAS no Python.
Tupla é uma das 3 formas de ARRAY (ou matriz) dentro do Python.
O importante da tupla é saber que uma vez que você definiu os valores dentro dela, já era! Você não poderá alterar o que tem lá dentro. Mas se eu precisar… você deveria ter escolhido usar uma lista ou um dicionário.
A tupla vai ser definida por (, ,...) usando parênteses e você deve declarar uma variável para receber os valores.
Então vamos criar criar um exemplo, mas como sempre:
- Não copie e cole, escreva o código
- Não se limite ao exemplo, experimente
- Tente entender o que está acontecendo
Vamos criar um menu simples com um easter egg utilizando tuplas
Você vai precisar saber sobre if e for para não ficar perdido ok!
BORA!
#Tuplas variáveis do tipo array com valores diferentes.
#3 tipos tuplas, listas e dicionário -> TUPLAS
#Tuplas são imutáveis, uma vez definido não pode mudar o valor de casa posições
#Em uma tupla você deve definir seus valore e eles não poderão ser mudados, então se você quiser trocar
#Fácil para NOOB, não tem como, seria necessário trocar tudo.
level=('Fácil', 'Normal', 'Difícil') #Então uma tupla com 3 itens que estão nas posições de index 0, 1 , 2
indi=0 #uma variável qualquer para fazer um contador.
for l in level: #LOOP em que 'l' receberá o 'valor' de level em cada iteração.
indi+=1 #aquele contador iniciado em 0 somando de 1 em 1
print('[',indi,']', l) #[1] Fácil -> será resultado da primeira iteração
opt = int(input("Escolha a dificuldade: ")) #opt recebendo um inteiro.
#Perceba, você consegue percorrer o array (matriz) pela posição: level[0], level[1], level[2], mas não tem como você trocar o valor
if(opt==1):
print("Você escolheu:", level[0], "NOOB!")
elif(opt==2):
print("Você escolheu:", level[1], "Treine Mais!")
elif(opt==3):
print("Você escolheu:", level[2], "Você é FERA!")
elif(opt==999):
indi = 0 #zerando o contador, pois vamos reiniciar o seletor.
print("Então você sabe :/.... \nEscolha novamente:")
extraLevel=("Ultra", "Level GOD") # definindo uma nova tupla com posição 0 e 1 (2 valores)
nLevel = level+extraLevel # agora se você soma 2 tuplas o que acontece é uma 'CONCATENAÇÃO', e os índices serão refeitos
#nlevel recebeu 3 índices + 2 índices gerando 0,1,2,3,4 com seus valores na sequência
for l in nLevel: #aninhando um loop em uma condição.
indi+=1
print('[',indi,']', l)
#nada de novo até aqui ;)
opt = int(input("Escolha a dificuldade: "))
if(opt==1):
print("Você escolheu:", nLevel[0], "NOOB!")
elif(opt==2):
print("Você escolheu:", nLevel[1], "Treine Mais!")
elif(opt==3):
print("Você escolheu:", nLevel[2], "Você é FERA!")
elif(opt==4):
print("Você escolheu:", nLevel[3], "Vamos ver do que você é feito!")
elif(opt==5):
print("Você escolheu:", nLevel[4], "IMPOSSÌVEL!")
else:
print("Difícil escolher entre 1 2 e 3? \nTente de novo mais tarde");
#Você poderia fazer algo como level = level+ extraLevel semp problemas, mas se tudo estivesse em um loop while, no retorno 'level' já não estaria com os valores iniciais.
else:
print("Difícil escolher entre 1 2 e 3? \nTente de novo mais tarde");
#Use tuplas para arrays que você precisa manter constante!
Conseguiu fazer? Com o conhecimento de tuplas e da função random, você pode criar um jogo no qual o CPU escolhe um (ou vários) elemento de uma tupla e você tem que acertar u x percetula das escolhas.
Insira os graus de dificuldade dentro dos menus e brinque com seus colegas.
Que tal o desafio?
Quer aprender como fazer? Deixe nos comentários.
Até a próxima.