Olá, bem vindo à Marrs!

Em 1950 Alan Turing propôs um experimento para verificar se uma máquina poderia se passar por um humano, enganando um interlocutor, fazendo parecer que uma pessoa estaria conversando com outra.

Em 2023 o Chat GPT se torna febre mundial entre os usuários da internet que começaram a solicitar pesquisa, textos, imagens e até mesmo uma conversa banal é possível com essa Inteligência Artificial.

Chat GPT: Alles zum mächtigen Chatbot von OpenAI – Login, App, Alternativen

Se você perguntar para o chat sobre o que ela é, mesmo tendo a resposta de que se trata de um algoritmo de aprendizado de máquina e que é uma IA, ainda sim dá para você dizer que é uma pessoa treinada para dizer isso.

Então eu te convido para uma reflexão.

Você conversa com uma pessoa aleatória na rua, olhando para o rosto dela e você faz a seguinte pergunta: Quem é o culpado pela guerra na Ucrânia? 

E eis que essa pessoa te diz: É óbvio que a culpa é do presidente dos Estados Unidos.

E além disso ele te dá um monte de razões para ter dito isso.

Agora, independentemente de ser verdade ou mentira, você ouviu isso. E como você perguntou agora você tem essa ideia também.

Está conseguindo enxergar onde quero chegar? 

Quem define as fontes de conhecimento da IA é uma pessoa ou um grupo de pessoas que podem mudar a verdade dependendo de suas próprias convicções.

Então aparece uma parte bem perturbadora dessa história toda.

Uma sociedade completamente inundada de informação, mas sem a devida instrução e com pouco filtro de discernimento ou capacidade conclusiva, aceita o que for mais fácil e ainda mais quando ela tem o respaldo de uma INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Talvez fosse interessante todo mundo assistir algumas dezenas de vezes o clássico filme Blade Runner e tentar enxergar que mesmo IAs podem estar enganadas, pois são reflexos da humanidade.

Blade Runner antecipou ataque aos direitos do trabalho - O Cafezinho

A dica desse post é para que você aprenda a analisar e separar fatos de argumentos e que fatos são matemáticos e conclusivos e os argumentos não devem ser tomados por verdades sem apresentar fatos, mesmo que vindos de uma IA avançadíssima.

Reforçando aqui. Uma IA é apenas o reprodutor daquilo que seu criador deseja que ela reproduza.